Menu

Documentos de viagem necessários para crianças

Documentos de viagem necessários para crianças

Que documentos podem ser utilizados por uma criança para o check-in?

O documento básico que autoriza uma criança a viajar pelo mundo é o passaporte. O cartão de cidadão também é aceite e, em alguns casos, até mesmo o cartão de estudante (parte dos voos domésticos).

No check-in, deve ser apresentado o mesmo documento utilizado para a compra do bilhete aéreo.

A criança deve ter o documento próprio e não pode viajar com os documentos dos pais.

De que documentos a criança precisa para viajar de avião?

Voos dentro do espaço Schengen

Na área dos países pertencentes ao espaço Schengen, as crianças podem viajar com o cartão de cidadão ou com o passaporte.

Voos fora do espaço Schengen

Neste caso, o passaporte ou o visto é necessário. (consulte onde é necessário visto).

Para submeter um pedido de passaporte, ambos os pais devem comparecer à repartição responsável ou apenas um dos dois com o consentimento por escrito do outro progenitor confirmado por notário ou autoridade de passaporte.

Atenção!

Em Portugal, o passaporte emitido para crianças com menos de quatro anos é válido por dois anos. Nos restantes casos, o passaporte português tem validade de cinco anos. Em casos justificados, é possível solicitar um passaporte temporário com validade de 12 meses.

De acordo com a legislação em vigor em Portugal, quando não forem acompanhados por ambos os progenitores, os menores só podem entrar e sair de território de residência exibindo autorização para o efeito, emitida por quem exerça a responsabilidade parental, legalmente certificada. A autorização referida deve constar de documento escrito, datado e com a assinatura de quem exerce o poder paternal, conferindo poderes de acompanhamento por parte de terceiros, devidamente identificados.

Antes da viagem, verifique as informações sobre os procedimentos para viagem de menores na embaixada do país de destino.

 

Dicas e sugestões neste artigo e artigos relacionados são apenas para fins informativos e auxiliares, e não podem ser base para qualquer reclamação contra a eSky.pt.

Interessante, mas precisa de mais informações?
Muito obrigado pela sua ajuda!

Seu comentário nos ajudará a criar artigos melhores e mais relevantes

Não conseguimos enviar sua sugestão

Enviar de novo Tente mais tarde