-
§ 1. INFORMAÇÕES GERAIS
- Este Regulamento define as regras de uso do "Sistema de Reservas" de serviços oferecidos como parte do portal www.eSky.pt e como parte do Centro de Atendimento Telefónico, entre os quais a reserva e compra de: Bilhetes Aéreos, Seguros de Viagem, Serviços de Hotelaria, Pacotes Turísticos, Voos Charter, Bilhetes Ferroviários e outros serviços oferecidos por entidades para as quais a eSky fornece serviços de aluguer de espaço publicitário, bem como regras para fornecer aos Usuários conteúdo adaptado à sua localização, determinada por geolocalização.
- O Administrador do Sistema de Reservas é a eSky.pl Spółka Akcyjna [sociedade anónima polaca - nota do tradutor] com sede em Katowice (40-265), ul. Murckowska 14A, inscrita no registo de empresários mantido pelo Tribunal Distrital de Katowice-Wschód em Katowice VIII Divisão Económica do Registo do Nacional Judicial (KRS) sob o número de registo KRS 0000383663, número de identificação fiscal polaco NIP 948-19-87-199, número estadístico REGON 670140736, capital social PLN 1 095 978,20 pago na totalidade, sendo pagadora do imposto sobre bens e serviços, tel. +48 32 728 30 00 doravante referida como eSky.
- O uso do Sistema de Reservas e o Centro de Atendimento Telefónico, cujos números telefónicos são indicados no portal www.eSky.pt, apenas é possível após a aceitação de todos os termos do Regulamento dispostos abaixo. A aceitação constitui uma declaração de vontade e cria uma obrigação legal entre o Usuário e a eSky.
- O Usuário tem o direito de copiar, reproduzir e gravar conteúdos deste Regulamento gratuitamente, sem possibilidade do uso comercial.
- Os nomes comerciais e os nomes, as descrições e as marcas registadas apresentados no site www.eSky.pt são protegidos por lei. Cada Usuário tem a obrigação de se abster de quaisquer ações que violem os direitos de propriedade intelectual dos titulares de tais nomes, descrições e marcas registadas.
- Salvo contrário, todos os direitos autorais sobre textos, imagens, fotos e outros materiais apresentados no site www.eSky.pt pertencem à eSky. Todas as marcas comerciais, que não são da eSky, são usadas apenas para fins informativos e pertencem a seus respetivos donos.
- Qualquer reprodução, alteração e transmissão (seja feita eletronicamente ou por outro meio), bem como a duplicação, uso e distribuição dos materiais apresentados no site www.eSky.pt são permitidos somente caso o proprietário tenha dado o seu prévio consentimento. As informações disponíveis nas páginas deste site só podem ser utilizadas em conformidade com a lei.
- Cada Usuário é obrigado, no momento de tomar ações destinadas ao uso do Sistema de Reservas, a cumprir o presente Regulamento.
- O Usuário pode utilizar o Sistema de Reservas caso o dispositivo ou sistema informático utilizado cumpra os requisitos técnicos mínimos indicados abaixo:
- computador, dispositivo portátil ou outro dispositivo multimídia com acesso à Internet;
- acesso ao e-mail e um endereço de e-mail ativo;
- navegador web atualizado, como o Mozilla Firefox, o Opera, o Google Chrome, o Safari e o Edge;
- a aceitação dos cookies e suporte a Javascript no navegador da web;
- um aplicativo que permita abrir documentos em formato PDF;
- uma velocidade de transferência de dados equivalente pelo menos à tecnologia 3G.
- A reserva e a compra de produtos individuais disponíveis no Sistema de Reservas é em todo o caso uma transação individual realizada pelo Usuário, sujeita aos termos e condições definidos por cada entidade que forneça o serviço. A compra de cada produto está sujeita a condições individualizadas especificadas em detalhes para cada um dos serviços disponíveis no Sistema de Reservas.
- Devido a diferentes disposições das condições tarifárias de transportadoras individuais em relação ao tempo mínimo de presença no aeroporto de partida, recomenda-se chegar ao aeroporto 3 horas antes da partida planejada, a fim de evitar dificuldades organizacionais com o serviço.
- A familiarização com as condições tarifárias da Companhia, a obtenção de informações de uma determinada companhia aérea ou entidade que presta serviços ao Usuário, assim como a prestação de serviços cobertos por estes Regulamentos podem exigir uma comunicação em Inglês.
- Dentro do Sistema de Reservas e através do Centro de Atendimento Telefónico, o Utilizador tem a oportunidade de seleccionar os serviços individualizados de um determinado Prestador de Serviços. A fim de melhorar o serviço ao cliente e melhorar a qualidade do serviço, o Utilizador poderá obter informações detalhadas sobre os serviços da eSky através de CallBack, que é ativado ao encomendar uma chamada com um consultor.
- Cada Usuário tem a opção de registar uma conta eSky, que permitirá o uso das funcionalidades adicionais, facilitando a aquisição dos serviços oferecidos no site www.eSky.pt ("Sua conta").
- O registo realiza-se através do preenchimento do formulário de registo disponível no site www.eSky.pt (depois de fornecer o seu endereço de e-mail e a senha), iniciando a sessão através do serviço Google ou da aplicação Facebook ou selecionando a opção de criação de uma conta durante o processo de reserva. Para ativar a Sua conta com o uso de um endereço de e-mail/senha, é necessário que o Usuário clique no link de ativação enviado automaticamente pela eSky para o endereço de e-mail fornecido. O registo da conta através do Google e do Facebook não requer confirmação adicional de ativação.
- O acesso à Sua conta é realizado inserindo o endereço de e-mail (o login) e a senha fornecida durante o registo da conta no formulário de login.
- A senha fornecida durante o registo do Usuário poderá ser alterada após o acesso à conta. Não é possível alterar o endereço de e-mail (o login) fornecido.
- A Sua conta pode ser removida por meio da emissão de um pedido apropriado, disponível nas configurações da conta na Sua conta.
- A eSky reserva-se o direito de remover a Sua conta em caso de violação grave das disposições dos Termos e Condições ou em caso de fornecimento de conteúdo ilegal ou dados falsos durante o processo de registo.
- Após o serviço adquirido através do eSky ter sido fornecido pelo Utilizador, a possibilidade de avaliar os serviços das Transportadoras e aeroportos é disponibilizada numa comunicação separada por correio electrónico, a fim de determinar a qualidade dos serviços prestados.
- A avaliação de um serviço específico consiste em indicar graficamente, numa escala de 1 a 5 estrelas, a qualidade global dos serviços das Transportadoras e dos aeroportos, ou acrescentar um comentário, que pode ser de natureza recomendatória ou não, juntamente com uma classificação global da qualidade do serviço. O Utilizador é responsável pelo conteúdo das suas declarações no âmbito das opiniões em questão.
- A opinião de um Utilizador não pode violar as leis aplicáveis, incluindo as leis de terceiros. Em particular, não pode ser difamatória, infringir direitos pessoais ou constituir um acto de concorrência desleal. A eSky reserva-se o direito de não publicar um parecer em casos justificados nas seguintes situações:
- não contém uma opinião sobre a Transportadora ou o aeroporto,
- infringe qualquer lei aplicável, moralidade, ou sentimentos religiosos,
- infringe direitos de patente, direitos de autor, segredos comerciais ou outros direitos de propriedade inteletual, ou viola as leis de proteção de dados pessoais,
- contém vulgarismos, obscenidade, pornografia ou incitação ao ódio, racismo, xenofobia,
- eSky receberá um pedido de um Utilizador para apagar a opinião do dito Utilizador,
- fornece dados pessoais ou pode infringir a privacidade de terceiros, em particular, foi feito um pedido para a sua remoção.
- Ao publicar uma opinião, o Utilizador concorda que este pode ser utilizado por eSky ou outras entidades do grupo eSky gratuitamente e também pode ser modificado na medida indicada acima.
- eSky , através dos seus websites, pode colocar classificações, opiniões ou comentários relativos a eSky , Fornecedores de serviços ou Fornecedores preparados por terceiros. As regras de publicação de classificações, opiniões ou comentários, a forma da sua preparação e verificação devem ser estabelecidas nos regulamentos elaborados por essas entidades independentemente da eSky .
-
§ 2. DEFINIÇÕES
- Sistema de Reservas - o programa que opera processos de transação disponíveis por meio do portal www.eSky.pt e do Centro de Atendimento Telefónico, permitindo ao Usuário:
- a busca de conexões aéreas nacionais e internacionais, para qualquer combinação escolhida de cidades, bem como a precificação dessas conexões e a compra de um bilhete aéreo,
- precificação e compra de um seguro de viagem,
- a pesquisa e encomenda de serviços de hotelaria em qualquer cidade escolhida (no país e no estrangeiro), em qualquer período escolhido,
- busca de conexões ferroviárias nacionais e internacionais, em qualquer rota ferroviária definida, a precificação dessas conexões e a compra de um bilhete ferroviário,
- o ajuste das sugestões, no âmbito dos serviços indicados nos pontos a - d, através do sistema de informação do Usuário adaptado à sua localização (geolocalização baseada na identificação do endereço IP do dispositivo e dados fornecidos pelo navegador da rede),
- o uso de outros serviços oferecidos por entidades às quais a eSky oferece serviços de aluguer de espaços publicitários, especificados no § 17 do Regulamento.
- Usuário - qualquer pessoa física, pessoa colectiva ou unidade organizacional sem personalidade jurídica, a qual as disposições legais conferem capacidade jurídica, que esteja a utilizar o Sistema de Reservas ou o Centro de Atendimento Telefónico.
- Pagador - qualquer pessoa física, pessoa colectiva ou unidade organizacional sem personalidade jurídica, a qual as disposições legais conferem capacidade jurídica, que esteja a utilizar o Sistema de Reservas ou o Centro de Atendimento Telefónico, ao realizar pagamentos ou sendo obrigada a fazê-lo.
- Centro de Atendimento Telefónico - uma unidade separada dentro da estrutura da eSky, responsável por contactar o Usuário ou o Pagador como parte da realização dos serviços prestados pela eSky, nos termos e no escopo especificado no presente Regulamento.
- Fornecedor - empresário que fornece serviços oferecidos ao Utilizador através do sit www.eSky.pt e outros sites pertencentes a entidades que cooperam com a eSky.
- Prestador de Serviços - o empresário que presta os serviços especificados neste Regulamento ao Utilizador, quer através do Sistema de Reservas, quer diretamente, dependendo da natureza dos serviços prestados.
- Serviços de hotelaria - serviços de alojamento que consistem em alojamento para fins não-residenciais e que não constituem um elemento inseparável do transporte dos Usuários,
- Transportadora - empresário titular de um certificado válido (concessão, licença) que o autoriza a exercer atividade comercial no domínio do transporte aéreo e a prestar serviços no âmbito do presente Regulamento.
- Bilhete aéreo - um documento emitido pelo Sistema de Reservas ou pelo Centro de Atendimento Telefónico que autoriza o Usuário a fornecer serviços de transporte aéreo.
- Condições tarifárias - condições de reserva no âmbito do uso de um determinado bilhete aéreo, incluindo, entre outras, as condições de devolução do bilhete aéreo e o tamanho da bagagem.
- Endereço de e-mail / e-mail - endereço de e-mail ativo e correto fornecido pelo Usuário.
- Questionário pessoal - um formulário usado para enviar dados pessoais pelo Usuário, destinado a permitir que o Usuário use os serviços fornecidos pelo portal www.eSky.pt , transferidos e processados de acordo com os princípios estabelecidos na política de privacidade no portal www.eSky.pt .
- Linhas "Low Cost"- companhias aéreas definidas, sujeitas a Regulamentos separados apropriados, de acordo com o § 14 do Regulamento.
- Taxa de serviço - uma taxa não recuperável cobrada pelo Prestador de Serviços como parte dos serviços prestados ao Usuário, em função do tipo e da natureza dos serviços prestados, conforme especificado neste Regulamento.
- Instrumento de pagamento - um dispositivo personalizado ou um conjunto de procedimentos acordados pelo Usuário e pelo Prestador de Serviços, utilizado pelo Usuário a fim de enviar uma declaração com o pedido de realização de uma transação de pagamento.
- Cartão de pagamento - um instrumento de pagamento que permite a apresentação de uma encomenda com instruções para pagar, transferir ou retirar dinheiro através de uma entidade especializada.
- Callback - ferramenta interativa disponível no Sistema de Reservas que permite ao Utilizador deixar um número de telefone a fim de receber informações relativas aos serviços da eSky.
- Sistema de Reservas - o programa que opera processos de transação disponíveis por meio do portal www.eSky.pt e do Centro de Atendimento Telefónico, permitindo ao Usuário:
-
§ 3. A RESPONSABILIDADE DO USUÁRIO NO USO DO SISTEMA DE RESERVAS
- O Usuário confirma que tem plena capacidade jurídica e que assume obrigações juridicamente vinculativas.
- O Usuário garante que usará o Sistema de Reservas para consultar reservas, comprar bilhetes aéreos bem como reservar e comprar serviços disponíveis descritos neste Regulamento e outros serviços disponíveis no Sistema de Reservas apenas de maneira consistente com a lei aplicável.
- Ao Usuário proíbe-se fornecer conteúdo ilegal ou ofensivo, bem como praticar atos contrários às disposições da lei vigente, ao disposto nos Termos e Condições, bem como aos costumes estabelecidos e aos princípios de convivência social adotados neste âmbito ou que possa causar perturbações ou danos ao funcionamento do Sistema de Reservas e violação dos direitos de terceiros na utilização do Sistema de Reservas.
- O Usuário é obrigado a fazer pedidos de reserva no seu próprio nome e efectuar pagamentos por bilhetes aéreos e / ou outros serviços reservados com o seu próprio cartão de pagamento. Caso o Usuário pedir reservas usando o nome de outra pessoa ou um nome falso e/ou fizer pagamentos de passagens aéreas reservadas e / ou outros serviços usando o cartão de outrem ou um cartão de pagamento falso, o ocorrido será imediatamente comunicado às autoridades policiais competentes.
- O Usuário deve ser o titular de documentos adequados e válidos que permitam a implementação dos serviços adquiridos através do Sistema de Reservas ou através do Centro de Atendimento ao Cliente ou para poder permanecer no país onde esses serviços serão realizados, em particular: uma carteira de identidade válida, um passaporte válido, o visto requerido e outros documentos que possam ser necessários, dependendo do âmbito dos serviços prestados. O usuário também deverá revisar as informações sobre as condições de visto e idioma disponíveis na página www.eSky.pt.
- O Usuário é obrigado a verificar todas as informações necessárias indicadas através do Sistema de Reservas ou do Centro de Atendimento Telefónico, incluindo, entre outros, informações sanitárias, ameaças terroristas e requisitos de saúde relativos à realização dos serviços.
- A eSky não se responsabiliza se o Usuário não possuir os documentos apropriados especificados acima, incluindo um visto de entrada ou trânsito, necessário no país onde os serviços são prestados ou no qual o Usuário realiza uma transferência, bem como pelo não cumprimento das obrigações descritas no ponto 5 acima. Todas as informações podem ser obtidas pelo Usuário através do Sistema de Reservas ou Centro de Atendimento Telefónico, no portal www.eSky.pt e no site do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
- Durante o processo de reserva dos serviços, o Usuário é obrigado a inserir e fornecer dados verdadeiros e atuais no processo de reserva. A eSky não é responsável pela exatidão dos dados inseridos pelo usuário no processo de reserva dos serviços.
- Ao utilizar os serviços disponibilizados através do Sistema de Reservas, o Usuário poderá estar exposto a determinadas ameaças, relacionadas com a utilização de serviços eletrónicos, tais como: a possibilidade de acesso de pessoas não autorizadas aos dados transmitidos através da rede ou armazenados em computadores ou dispositivos móveis ligados à rede, interferências de dados, que podem causar, nomeadamente, a sua perda, alteração não autorizada ou impedir a utilização dos serviços oferecidos.
-
§ 4. LIMITAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
- A eSky informa que, após receber o resultado da pesquisa, podem aparecer - no Sistema de Reservas ou em outros sistemas de busca de bilhetes ou de reserva de serviços - outras ofertas referentes ao mesmo serviço provenientes de terceiros, diferentes das ofertas anteriormente encontradas pelo Sistema de Reservas. A obtenção do resultado da pesquisa, a menos que seja imediatamente confirmada pela reserva e pagamento através do Sistema de Reservas ou outros sistemas de busca de bilhetes ou reserva de serviços, não constitui um contrato de agência na venda de bilhetes ou na compra de outros serviços de entidades que prestam serviços encomendados no Sistema de Reservas ou em outros sistemas de busca de bilhetes ou de reserva de serviços.