Idioma oficial: Albanês, Sérvio
Fuso horário: UTC+2
(verão),
UTC+1
(inverno)
Moeda: Euro (EUR)
Na cidade existe a torre do relógio, construída no século XIX. Interessante: seu sino, que foi feito na Moldávia no século 18, foi roubado em 2011. O relógio foi mudado para um novo.
Um dos pontos mais populares entre os turistas é a escrita colorida NEWBORN. Foi feita para lembrar sobre a independência recentemente recuperada, e está situada na avenida de Mother Theresa.
Pristina gostaria muito de estar mais perto dos países ocidentais, o que pode provar o fato de ter ruas chamadas Bill Clinton ou George Bush, pelas quais existe um campus universitário.
Pristina é a capital do Kosovo, que anunciou sua independência em 2008. Localiza-se em sua parte norte, rodeada pelos Alpes Dináricos. A maioria da população vem da Albânia. A vibe é agradável e descontraída, não tão avassaladora como em outras capitais européias.
Provavelmente indo para o Kosovo, querendo ou não, você tem em mente uma imagem do país do sul no estilo da Albânia ou da Turquia. Na realidade, Pristina está aspirando mais ao nível das capitais ocidentais, e mesmo que o trânsito seja uma loucura, você se sentirá seguro, também à noite. Também no contexto religioso, não espere hábitos típicos para os países muçulmanos. As mulheres raramente usam burcas, e seu amor pela moda está claramente à vista!
Apesar do fato de que não há muitas atrações históricas na cidade, se é uma parte importante do turismo para você, não se preocupe - você encontrará alguns pontos interessantes. Acima de tudo, temos que notar as mesquitas - do sultão Mehmet II, de Yashar Paxá ou de uma mesquita chamada bazar, graças à sua localização próxima ao que costumava ser um mercado. Vale a pena visitar também o Museu do Kosovo.
Você pode sentir o melhor da vibe da Pristina de hoje quando vai dar um passeio ao longo do calçadão urbano de Madre Teresa. De ambos os lados, tem pequenas praças, nas quais os cidadãos gostam de passar tardes e noites. Acima da avenida estão as bandeiras do Kosovo, União Europeia e dos Estados Unidos - provas de amor à cultura ocidental. É bom se sentar em um café nas proximidades e observar a vida cotidiana dos residentes.
Onde ir para comer? Podemos recomendar alguns lugares. Você pode esperar pratos muito bons, por exemplo, no bairro de Meto Bajraktari, como no restaurante El Greco and Liburnia. Um ótimo local também é a Princessa Gresa, localizada em Fehmi Agani 23.