Menu

Como preparar a mala de bagagem de porão?

Como preparar a mala de bagagem de porão?

A bagagem de porão (também chamada de “registada” ou “principal”) é transportada no porão do avião. É entregue ao representante da sua companhia aérea no balcão de check-in ou pode deixa-la no lugar de entrega de bagagem.

A companhia aérea responsabiliza-se pela sua bagagem desde do momento em que a regista e a etiqueta. É-lhe entregado uma parte da etiqueta – normalmente colada nos cartões de embarque – como um documento a poderá usar para identificar a sua bagagem ao chegar ou quando necessário submeter alguma queixa se alguma coisa é danificada ou perdida durante o voo.

Bagagem permitida

Os limites de peso ou número de peças de bagagem registada são definidas por cada companhia aérea individualmente (para informação mais detalhada, verifique os Termos e Condições da sua companhia).

As dimensões variam dependendo da rota, classe e ligação que escolhe. Geralmente:

158 cm tamanho máximo de uma peça de bagagem de porão (altura + comprimento + largura)
20-32 kg peso máximo nas companhias de custo reduzido e nas tradicionais
1-4 número de malas permitido

O que NÃO é permitido levar na bagagem de porão?

Por razões de segurança, não são permitidos certos itens no avião. Independentemente da companhia aérea que escolha, é proibido transportar explosivos, materiais inflamáveis (tais como álcool com mais de 70% de volume), material pirotécnico, embalagens de combustíveis e gás, dispositivos explosivos. Adicionalmente, substancias tóxicas ou químicas, incluindo mas não somente: venenos para ratos, aparelhos de gás lacrimogénio, químicos corrosivos, tintas e diluentes, e cartuchos de gás comprimido não são permitidos a bordo.

Importante!

Leve todos os seus bens de valor ou frágeis, tais como computadores, máquinas fotográficas, dinheiro, joias, e documentos, na sua bagagem de mão, de modo a evitar o risco de sofrerem algum dano ou perda.

Bagagem fora de formato ou especial

Por favor, informe previamente a sua companhia aérea sobre qualquer item fora de formato ou não comum, na sua bagagem (tais como uma bicicleta, prancha de surf, prancha de snowboard, equipamento de esqui, ou algum instrumento de música), antes de 48h da partida do seu voo. O nosso consultante do Centro de Atendimento o ajudará com quaisquer formalidades.

Companhias aéreas de custo reduzido

Muitas vezes as companhias de custo reduzido cobram taxas adicionais para a bagagem de porão. Se decidir comprar bagagem de porão, assinale no quadrado correto quando esteja a marcar o seu voo. A tarifa de bagagem estará incluída no preço final do seu bilhete, antes de completar a reserva.

  • Na maioria das companhias aéreas de custo reduzido, o peso máximo permitido para uma peça de bagagem de porão é de 32 kg. Mesmo que tenha comprado peso extra, a sua mala não deverá exceder este limite.
  • A bagagem de porão que exceda os limites de peso ou de tamanho serão consideradas excesso ou bagagem especial e sujeitas a custos adicionais.
  • Não pode reservar bagagem de porão para crianças entre 0 a 2 anos de idade.
  • Não pode dividir o peso entre peças de bagagens.
  • Por exemplo, dois passageiros que viajam juntos com um limite de bagagem de porão de 15 kg cada um, não poderão registar uma mala com 20 kg e outra com 10 kg.
  • Não pode combinar o limite de peso para múltiplos passageiros numa peça de bagagem.
  • Por exemplo, dois passageiros que viajam juntos com um limite de bagagem de porão de 15 kg cada um, não poderão registar uma só mala de porão de 30 kg.
  • Certifique-se de verificar os limites de peso específicos das companhias aéreas na seção de Termos e Condições na página de internet da companhia aérea.

Companhias aéreas tradicionais

  • A bagagem de porão é normalmente incluída no preço do bilhete. Contudo, está-se a tornar cada vez mais comum cobrar extra pela bagagem de porão nas companhias aéreas tradicionais.
  • Os limites de peso e número, dependem da classe em que viaja (económica, executiva ou primeira) e na rota.
  • Qualquer bagagem excedendo os limites será tratada como bagagem de excesso e cobrada adicionalmente de acordo com a tabela de taxas aplicável.

Restrições de bagagem

Antes de começar a preparar a sua mala:

  • Reveja as condições detalhadas de bagagem da companhia aérea com que viaja.
  • Certifique-se que sabe o que pode e o que não pode levar na bagagem de mão e de porão.
  • Lembre-se que o transporte de líquidos, géis e aerossóis são restritos. Todos os cosméticos, bebidas e outros líquidos deverão ser apenas transportados em embalagens de máximo 100 ml de volume, e deverão estar contidos numa bolsa de plástico transparente. Cada passageiro pode levar um total de 1 litro de líquidos a bordo. Se deseja levar cosméticos em embalagens de maior porte, coloque-os na bagagem de porão.

Conselhos para preparar a sua mala

Quando prepare a sua bagagem para um voo, tenha em mente:

  • Sempre coloque joias, equipamento eletrónico, dinheiro, chaves, medicina, documentos e outros bens de valor, na bagagem de mão (que leva a bordo)
  • Cuide dos itens frágeis, enrolando-os em papel ou em tecido suave.
  • Pese a sua bagagem antes de a levar para o aeroporto, de modo a evitar pagar taxas adicionais.
  • Proteja a sua bagagem de porão de danos causados durante o transporte: feche cuidadosamente todos os fechos e alças deslizantes da sua mala, mochila ou bolsa, envolva-a em pelicula aderente e prenda-a com um cinto ou coloque-a numa caixa.
  • Retire quaisquer etiquetas de registo de viagens prévias. Se as deixar na mala, arrisca-se que lhe enviem a sua mala para o destino errado.
  • Etiquete cada peça de bagagem registada com os seus contatos detalhados. Etiquetas especiais estão disponíveis nos balcões de check-in.
  • Para evitar confusões quando recolhe a sua bagagem na recolha de bagagens, ponha alguma coisa única na sua mala, tal como uma fita de alguma cor ou um autocolante.

Dicas e sugestões neste artigo e artigos relacionados são apenas para fins informativos e auxiliares, e não podem ser base para qualquer reclamação contra a eSky.pt.

Interessante, mas precisa de mais informações?
Muito obrigado pela sua ajuda!

Seu comentário nos ajudará a criar artigos melhores e mais relevantes

Não conseguimos enviar sua sugestão

Enviar de novo Tente mais tarde