O e-ticket é um registo no sistema de reservas de uma companhia aérea que contém todas as informações relativos a voo, passageiro e pagamento.
O passageiro que compra o e-ticket recebe apenas por e-mail a confirmação da compra do e-ticket junto com o código da reserva ou o número do bilhete e os dados pessoais do viajante. O bilhete em si tem um tipo de coleta eletrónica de informações registadas na base digital de uma companhia aérea.
O e-mail com o número da reserva e o e-ticket é enviado até 48h após a compra. Em caso de não recebimento do e-mail ou de impossibilidade de o encontrar depois de algum tempo, por exemplo, qundo o bilhete é comprado com vários meses de antecedência, poderá contactar a companhia aérea. O bilhete será reenviado para o endereço de e-email informado.
O que fazer com um bilhete eletrónico?
Do itinerário e e-ticket enviados por nós, deverá anotar anotar o número da sua reserva ou imprimir o e-mail completo para levar ao aeroporto. Com base nestes dados, será efetuado o seu check-in.
Desde 1º de junho de 2008, todas as companhias aéreas que integram a AITA, Associação Internacional de Transporte Aéreo, emitem e-tickets.
É necessário algum outro documento?
A única forma de verificar se um passageiro que comparece a um voo é o mesmo para o qual o e-ticket foi emitido é conferindo os dados da reserva com os de um cartão de identificação. É por isso que é tão importante levar consigo o cartão de identificação para o aeroporto.