O check-in online é o check-in feito na internet. Uma opção alternativa é fazer o check-in no aeroporto.
Atenção! No caso de passagens aéreas compradas com companhias aéreas como Ryanair, Wizz Air ou easyJet, vale a pena fazer o check-in online, porque o check-in no aeroporto pode estar associado a taxas adicionais.
O que é o check-in e por que deve ser feito?
Cada passageiro, para ocupar um assento no avião, deve ter um cartão de embarque (o bilhete em si não dá direito ao embarque!), que é gerado durante o check-in e entregue no balcão da companhia aérea no aeroporto ou disponibilizado para descarregamento ou enviado para o e-mail do passageiro. Às vezes, as companhias aéreas, em vez de cartões de embarque, fornecem ou enviam por e-mail uma confirmação de check-in. Neste caso, leve a confirmação ao aeroporto, dirija-se ao balcão da companhia aérea e mostre-a ao funcionário. Com base nela, receberá os cartões de embarque. A própria confirmação do check-in, assim como a passagem, não dá direito ao embarque no avião.
Existem duas opções para o check-in
- online - através dum web formulário, insira os dados solicitados e, uma vez gerado o cartão de embarque ou confirmação de check-in pela companhia aérea, imprima-o ou salve-o num dispositivo móvel (por exemplo: smartphone, tablet) e leve-o consigo para o aeroporto
- No aeroporto – no balcão de check-in da companhia aérea ou no balcão de check-in self-service (máquina) – neste caso, o cartão de embarque é impresso pelo funcionário da companhia aérea ou pela máquina (veja mais informações sobre check-in no aeroporto no artigo).
Todo passageiro tem um cartão de embarque com dados definidos pela companhia aérea. Além do mais, os dados necessários podem variar de acordo com a rota, o que está relacionado à exigência de visto definida pelo país de chegada. Normalmente, durante o check-in deve fornecer o seu nome, além do tipo, número e série do documento de transporte (cartão de identificação, passaporte), bem como dados adicionais, como país e dados relativos à emissão e validade do documento. Isto é importante porque a conformidade dos dados no cartão de embarque e nos documentos é verificada durante o controlo de segurança.
Caso não haja conformidade dos dados mencionados, o passageiro não poderá atravessar o controlo de segurança. Além disso, durante o check-in, os assentos na aeronave são alocados – esta informação é incluída no cartão de embarque gerado.
É necessário fornecer dados durante o check-in? Sim, é necessário. Ao reservar uma passagem aérea, terá de fornecer nomes e sobrenomes dos passageiros, data de nascimento e informações de contacto. O cartão de embarque incui mais informações detalhadas. Isto é resultado das exigências de segurança aplicáveis.
Além disso, durante o intervalo de tempo entre a compra da passagem aérea e o voo, os dados necessários podem mudar (por exemplo, a validade do passaporte pode expirar e um novo documento ser emitido com série e número diferentes). É por isso que o check-in é feito logo antes da partida ou, no caso do check-in online, apenas poucos dias antes da partida.
Atenção! Todo passageiro deve ter o seu próprio cartão de embarque com os dados necessários e um documento de identificação para confirmar a sua compatibilidade com a situação atual.
Qual é a diferença entre uma confirmação de check-in e um cartão de embarque?
Caso a companhia aérea, após o check-in online, compartilhe ou envie a confirmação do check-in, dirija-se com o documento recebido ao aeroporto. No balcão da linha aérea, mostre a sua confirmação e o pessoal imprimirá e entregará os seus cartões de embarque com base nela. A própria confirmação pode não conter informações detalhadas sobre o voo e dos assentos ocupados, estando na forma de um código a ser digitalizado antes do embarque no avião.
Como saber se a companhia aérea enviou uma confirmação ou um cartão de embarque? O arquivo do cartão de embarque compartilhado ou carregado contém o seguinte texto: "Cartão de embarque" („Boarding pass”)e o arquivo de confirmação de check-in: "Confirmação de check-in"/"Isto não é um cartão de embarque" („Check-in confirmation”/„This is not a boarding pass”).
Quando as companhias aéreas disponibilizam o check-in online?
O momento de abertura e encerramento do check-in online é determinado de maneira separada por cada companhia aérea. Por exemplo:
- A easyJet disponibiliza o check-in online de 30 dias a 2 horas antes da partida do voo,
- A Ryanair disponibiliza o check-in de 24 a 2 horas antes da partida (a partir de 60 dias antes da partida para reservas com assento),
- A Wizz Air disponibiliza o check-in online de 30 dias (em caso de um assento ter sido reservado) ou de 24 horas (se um assento não tiver sido reservado) a até 3 horas antes da partida programada.
Outras companhias aéreas que oferecem a opção do check-in online:
- Air Baltic - a partir de 5 dias antes da partida para o check-in pessoal no aeroporto.
- Alitalia (apenas para a tarifa Light!) - a partir de 24 horas e até 2 horas antes da partida.
- Ukraine International Airlines - a partir de 48 horas (exceto para voos de Amesterdão e para a rota Kiev - Bruxelas e voos charter - a partir de 24 horas, voos de Bruxelas, Genebra e Zurique - a partir de 18 horas antes da partida) até 1 hora antes da partida (exceto para voos de Tel Aviv e Zaporizhia - o check-in é fechado 3 horas antes da partida). O check-in online para a rota Kiev - Riga e Riga - Kiev não é gratuito, para outras rotas é gratuito. A partir de 1 de outubro de 2017, os passageiros de todos os voos da UIA, com exceção dos voos intercontinentais e voos de Klaipeda, são obrigados a pagar uma taxa adicional para realizar o check-in no aeroporto!
- AirAsia (apenas para voos domésticos) - a partir de 14 dias até 4 horas antes da partida (para AirAsia X) ou até 1 hora antes da partida (AirAsia).
- Spirit Airlines - a partir de 24 horas até 1 hora antes da partida.
- Jet2.com - a partir de 28 dias até 5 horas antes da partida.
- El Al. - a partir de 24 horas até 3 horas antes da partida.
Nos casos não mencionados acima, o check-in ocorre de forma padrão no aeroporto - após dirigir-se ao balcão de check-in (não mais tardar que 2 horas antes da partida), os passageiros recebem gratuitamente os cartões de embarque.
Como é o processo de check-in online na eSky?
Atenção! Se o bilhete indicar que a sua reserva é atendida pela companhia aérea ou que tem de realizar um check-in no site da linha, clique aqui.
Quando os clientes eSky podem fazer o check-in? Logo após receber o seu bilhete eletrónico, enviaremos um link para o formulário de check-in. Desta forma, pode inserir todos os dados necessários para o check-in antes de que a companhia aérea abra o check-in online (normalmente de 2 a 4 dias antes da hora da partida do voo). Nossos atendentes concluirão este processo em nome do passageiro no momento em que for disponibilizado pela companhia aérea, ou todo o processo será realizado automaticamente. Atenção! Pode não ser possível preparar o check-in caso envie os seus dados depois de 48 horas antes da partida. Iremos enviar os cartões de embarque ou a confirmação do check-in para o endereço de e-mail indicado na reserva não antes de 48 horas e não depois das 8 horas antes da hora da partida programada.
Se a sua viagem consiste em vários voos, cartões ou confirmações serão enviados(as) em e-mails separados - de 48 a 8 horas antes do início de cada voo.
Atenção! O serviço de check-in online da eSky está disponível para voos operados por algumas companhias aéreas populares. O serviço pode ser adicionado ao carrinho de compras enquanto faz a reserva da sua passagem aérea.
Como é o check-in online na eSky se a reserva for atendida pela companhia aérea?
No caso de adquirir o serviço de check-in online ao reservar passagens aéreas, o processo de check-in online para reservas atendidas pelas companhias aéreas é o mesmo do descrito acima. Após inserir os detalhes e iniciar o check-in pela linha, faremos isso em seu nome e enviaremos os seus cartões de embarque ou a confirmação para o seu e-mail. Os cartões de embarque ou a confirmação devem ser impressos ou salvos num dispositivo móvel (por exemplo: smartphone, tablet) antes de chegar ao aeroporto. Atenção! Nesse caso, pode receber informações sobre a sua reserva diretamente da companhia aérea no seu endereço de e-mail. No entanto, recomendamos que siga apenas as mensagens sobre o check-in enviadas pela eSky.
Se não adquiriu o serviço de check-in online da eSky, deverá fazer o check-in diretamente com a companhia aérea. Para fazer isso, aceder ao site da companhia aérea, fazer o login com o endereço de e-mail fornecido no momento da reserva das passagens na eSky e preencher o formulário de check-in. Por favor, note que isso só será possível após a companhia aérea disponibilizar o check-in (no caso da Ryanair é possível de 24 horas a 2 horas antes da partida do voo)! Os cartões de embarque podem ser usados de acordo com as instruções fornecidas no site da companhia aérea.
Observe que, neste caso, receberá todas as informações sobre a sua viagem, incluindo o check-in e as alterações de horário, apenas por parte da companhia aérea!
Quando receberá os seus cartões de embarque da eSky?
- Para reservas atendidas pela eSky, enviaremos o cartão de embarque ou a confirmação por e-mail de 48 a 8 horas antes da partida.
- Se adquiriu o serviço adicional Check-in Online na eSky, enviaremos um cartão de check-in ou a confirmação por e-mail de 48 horas a 8 horas antes da partida.
- No caso de uma reserva atendida pela companhia aérea, o cartão de embarque ou a confirmação do check-in serão enviados diretamente pela companhia aérea dentro do prazo especificado pela companhia aérea.
Lembre-se de que os cartões de embarque ou a confirmação do check-in serão enviados apenas, se fornecer todos os detalhes exigidos pelas companhias aéreas para o check-in online!
Tenho que imprimir o meu cartão de embarque?
Imprima o seu cartão de embarque ou salve-o no seu dispositivo móvel (por exemplo: smartphone, tablet). Lembre-se de fazê-lo antes de ir para a esteira de bagagens, controlo de passaporte ou segurança! Traga o cartão impresso ou salvo consigo para o aeroporto, junto com o documento de identificação usado por si para fazer o check-in. Se não tiver o cartão, terá que pagar uma multa considerável e, em casos extremos, pode até ser impedido de embarcar.
Não posso efetuar o check-in. O que fazer?
- Verifique se há uma nova previsão de voo e se um novo link para o check-in foi enviado para o seu endereço de e-mail.
- Se a reserva concerne a um grande grupo, não deve fazer o check-in de vários passageiros ao mesmo tempo. Se há muitos passageiros, ao inserir os dados dos documentos, a duração da sessão pode encerrar. Está relacionado à segurança dos seus dados.
Mudanças após o check-in
Após o check-in online, a Ryanair, a Wizz Air e a easyJet permitem a mudança de dados do voo ou do nome do passageiro. Este serviço é pago de forma adicional por cada passageiro e por voo, de acordo com a tabela de preços da companhia aérea. Após a abertura do bilhete, os passageiros podem fazer mudanças de acordo com as regulações da companhia aérea e possíveis taxas. Há restrições em relação a quando tais mudanças são possíveis.
Atenção! Os passageiros que viajam com bagagem de porão e utilizam o serviço de check-in online ainda devem dirigir-se ao check-in padrão de bagagem no aeroporto.
Lembre-se!
- Após o check-in online, as mudanças na passagem aérea não são mais possíveis (exceto para Ryanair, Wizz Air, easyJet).
- Sempre mantenha o seu cartão de embarque consigo no aeroporto e no avião pronto de modo que esteja sempre pronto para mostrá-lo - impresso ou salvo no seu dispositivo móvel.
- Cartões de embarque podem ser impressos na cor preta.
- Cada cartão de embarque deve ser impresso em uma folha separada para que um lado do cartão permaneça sem impressão.
- No aeroporto, os passageiros devem apresentar os mesmos documentos de identificação utilizados no check-in online.
*** ATENÇÃOPARA VOOS NACIONAIS: chegue duas (2) horas antes do voo.
PARA VOOS INTERNACIONAIS: chegue três (3) horas antes do voo.
Não corra o risco de perder seu voo!