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Check-in online

Check-in online

O check-in online é o check-in feito na internet. Uma opção alternativa é fazer o check-in no aeroporto.

Atenção! No caso de passagens aéreas compradas com companhias aéreas como Ryanair, Wizz Air ou easyJet, vale a pena fazer o check-in online, porque o check-in no aeroporto pode estar associado a taxas adicionais.

O que é o check-in e por que deve ser feito?

Cada passageiro, para ocupar um assento no avião, deve ter um cartão de embarque (o bilhete em si não dá direito ao embarque!), que é gerado durante o check-in e entregue no balcão da companhia aérea no aeroporto ou disponibilizado para descarregamento ou enviado para o e-mail do passageiro. Às vezes, as companhias aéreas, em vez de cartões de embarque, fornecem ou enviam por e-mail uma confirmação de check-in. Neste caso, leve a confirmação ao aeroporto, dirija-se ao balcão da companhia aérea e mostre-a ao funcionário. Com base nela, receberá os cartões de embarque. A própria confirmação do check-in, assim como a passagem, não dá direito ao embarque no avião.  

Existem duas opções para o check-in

  • online - através dum web formulário, insira os dados solicitados e, uma vez gerado o cartão de embarque ou confirmação de check-in pela companhia aérea, imprima-o ou salve-o num dispositivo móvel (por exemplo: smartphone, tablet) e leve-o consigo para o aeroporto
  • No aeroporto – no balcão de check-in da companhia aérea ou no balcão de check-in self-service (máquina) – neste caso, o cartão de embarque é impresso pelo funcionário da companhia aérea ou pela máquina (veja mais informações sobre check-in no aeroporto no artigo).

Todo passageiro tem um cartão de embarque com dados definidos pela companhia aérea. Além do mais, os dados necessários podem variar de acordo com a rota, o que está relacionado à exigência de visto definida pelo país de chegada. Normalmente, durante o check-in deve fornecer o seu nome, além do tipo, número e série do documento de transporte (cartão de identificação, passaporte), bem como dados adicionais, como país e dados relativos à emissão e validade do documento. Isto é importante porque a conformidade dos dados no cartão de embarque e nos documentos é verificada durante o controlo de segurança.

Caso não haja conformidade dos dados mencionados, o passageiro não poderá atravessar o controlo de segurança. Além disso, durante o check-in, os assentos na aeronave são alocados – esta informação é incluída no cartão de embarque gerado.

É necessário fornecer dados durante o check-in? Sim, é necessário. Ao reservar uma passagem aérea, terá de fornecer nomes e sobrenomes dos passageiros, data de nascimento e informações de contacto. O cartão de embarque incui mais informações detalhadas. Isto é resultado das exigências de segurança aplicáveis.

Além disso, durante o intervalo de tempo entre a compra da passagem aérea e o voo, os dados necessários podem mudar (por exemplo, a validade do passaporte pode expirar e um novo documento ser emitido com série e número diferentes). É por isso que o check-in é feito logo antes da partida ou, no caso do check-in online, apenas poucos dias antes da partida.

Atenção! Todo passageiro deve ter o seu próprio cartão de embarque com os dados necessários e um documento de identificação para confirmar a sua compatibilidade com a situação atual.

Qual é a diferença entre uma confirmação de check-in e um cartão de embarque?

Caso a companhia aérea, após o check-in online, compartilhe ou envie a confirmação do check-in, dirija-se com o documento recebido ao aeroporto. No balcão da linha aérea, mostre a sua confirmação e o pessoal imprimirá e entregará os seus cartões de embarque com base nela. A própria confirmação pode não conter informações detalhadas sobre o voo e dos assentos ocupados, estando na forma de um código a ser digitalizado antes do embarque no avião.

Como saber se a companhia aérea enviou uma confirmação ou um cartão de embarque? O arquivo do cartão de embarque compartilhado ou carregado contém o seguinte texto: "Cartão de embarque" („Boarding pass”)e o arquivo de confirmação de check-in: "Confirmação de check-in"/"Isto não é um cartão de embarque" („Check-in confirmation”/„This is not a boarding pass”).

Quando as companhias aéreas disponibilizam o check-in online?

O momento de abertura e encerramento do check-in online é determinado de maneira separada por cada companhia aérea. Por exemplo:

  • A easyJet disponibiliza o check-in online de 30 dias a 2 horas antes da partida do voo,
  • A Ryanair disponibiliza o check-in de 24 a 2 horas antes da partida (a partir de 60 dias antes da partida para reservas com assento),
  • A Wizz Air disponibiliza o check-in online de 30 dias (em caso de um assento ter sido reservado) ou de 24 horas (se um assento não tiver sido reservado) a até 3 horas antes da partida programada.

Outras companhias aéreas que oferecem a opção do check-in online:

  • Air Baltic - a partir de 5 dias antes da partida para o check-in pessoal no aeroporto.
  • Alitalia (apenas para a tarifa Light!) - a partir de 24 horas e até 2 horas antes da partida.
  • Ukraine International Airlines - a partir de 48 horas (exceto para voos de Amesterdão e para a rota Kiev - Bruxelas e voos charter - a partir de 24 horas, voos de Bruxelas, Genebra e Zurique - a partir de 18 horas antes da partida) até 1 hora antes da partida (exceto para voos de Tel Aviv e Zaporizhia - o check-in é fechado 3 horas antes da partida). O check-in online para a rota Kiev - Riga e Riga - Kiev não é gratuito, para outras rotas é gratuito. A partir de 1 de outubro de 2017, os passageiros de todos os voos da UIA, com exceção dos voos intercontinentais e voos de Klaipeda, são obrigados a pagar uma taxa adicional para realizar o check-in no aeroporto!
  • AirAsia (apenas para voos domésticos) - a partir de 14 dias até 4 horas antes da partida (para AirAsia X) ou até 1 hora antes da partida (AirAsia).
  • Spirit Airlines - a partir de 24 horas até 1 hora antes da partida.
  • Jet2.com - a partir de 28 dias até 5 horas antes da partida.
  • El Al. - a partir de 24 horas até 3 horas antes da partida.

Nos casos não mencionados acima, o check-in ocorre de forma padrão no aeroporto - após dirigir-se ao balcão de check-in (não mais tardar que 2 horas antes da partida), os passageiros recebem gratuitamente os cartões de embarque.

Como é o processo de check-in online na eSky?

Atenção! Se o bilhete indicar que a sua reserva é atendida pela companhia aérea ou que tem de realizar um check-in no site da linha, clique aqui.

Quando os clientes da eSky podem fazer o check-in? No e-mail com o bilhete eletrónico, o passageiro receberá um link para o formulário de check-in. Desta forma, pode inserir todos os dados necessários para o check-in antes de que a companhia aérea abra o check-in online (normalmente de 2 a 4 dias antes da hora da partida do voo). Nossos atendentes concluirão este processo em nome do passageiro no momento em que for disponibilizado pela companhia aérea, ou todo o processo será realizado automaticamente. Atenção! Pode não ser possível preparar o check-in caso envie os seus dados depois de 48 horas antes da partida. Iremos enviar os cartões de embarque ou a confirmação do check-in para o endereço de e-mail indicado na reserva não antes de 48 horas e não depois das 8 horas antes da hora da partida programada

Se a sua viagem consiste em vários voos, cartões ou confirmações serão enviados(as) em e-mails separados - de 48 a 8 horas antes do início de cada voo.

Atenção! O serviço de check-in online da eSky está disponível para voos operados por algumas companhias aéreas populares. O serviço pode ser adicionado ao carrinho de compras enquanto faz a reserva da sua passagem aérea.

Como é o check-in online na eSky se a reserva for atendida pela companhia aérea?

No caso de adquirir o serviço de check-in online ao reservar passagens aéreas, o processo de check-in online para reservas atendidas pelas companhias aéreas é o mesmo do descrito acima. Após inserir os detalhes e iniciar o check-in pela linha, faremos isso em seu nome e enviaremos os seus cartões de embarque ou a confirmação para o seu e-mail. Os cartões de embarque ou a confirmação devem ser impressos ou salvos num dispositivo móvel (por exemplo: smartphone, tablet) antes de chegar ao aeroporto. Atenção! Nesse caso, pode receber informações sobre a sua reserva diretamente da companhia aérea no seu endereço de e-mail. No entanto, recomendamos que siga apenas as mensagens sobre o check-in enviadas pela eSky.

Se não adquiriu o serviço de check-in online da eSky, deverá fazer o check-in diretamente com a companhia aérea. Para fazer isso, aceder ao site da companhia aérea, fazer o login com o endereço de e-mail fornecido no momento da reserva das passagens na eSky e preencher o formulário de check-in. Por favor, note que isso só será possível após a companhia aérea disponibilizar o check-in (no caso da Ryanair é possível de 24 horas a 2 horas antes da partida do voo)! Os cartões de embarque podem ser usados ​​de acordo com as instruções fornecidas no site da companhia aérea.

Observe que, neste caso, receberá todas as informações sobre a sua viagem, incluindo o check-in e as alterações de horário, apenas por parte da companhia aérea!

Quando receberá os seus cartões de embarque da eSky?

  • Para reservas atendidas pela eSky, enviaremos o cartão de embarque ou a confirmação por e-mail de 48 a 8 horas antes da partida.
  • Se adquiriu o serviço adicional Check-in Online na eSky, enviaremos um cartão de check-in ou a confirmação por e-mail de 48 horas a 8 horas antes da partida.
  • No caso de uma reserva atendida pela companhia aérea, o cartão de embarque ou a confirmação do check-in serão enviados diretamente pela companhia aérea dentro do prazo especificado pela companhia aérea.

Lembre-se de que os cartões de embarque ou a confirmação do check-in serão enviados apenas, se fornecer todos os detalhes exigidos pelas companhias aéreas para o check-in online!

Tenho que imprimir o meu cartão de embarque?

Imprima o seu cartão de embarque ou salve-o no seu dispositivo móvel (por exemplo: smartphone, tablet). Lembre-se de fazê-lo antes de ir para a esteira de bagagens, controlo de passaporte ou segurança! Traga o cartão impresso ou salvo consigo para o aeroporto, junto com o documento de identificação usado por si para fazer o check-in. Se não tiver o cartão, terá que pagar uma multa considerável e, em casos extremos, pode até ser impedido de embarcar.

Não posso efetuar o check-in. O que fazer?

  • Verifique se há uma nova previsão de voo e se um novo link para o check-in foi enviado para o seu endereço de e-mail.
  • Se a reserva concerne a um grande grupo, não deve fazer o check-in de vários passageiros ao mesmo tempo. Se há muitos passageiros, ao inserir os dados dos documentos, a duração da sessão pode encerrar. Está relacionado à segurança dos seus dados.

Mudanças após o check-in

Após o check-in online, a Ryanair, a Wizz Air e a easyJet permitem a mudança de dados do voo ou do nome do passageiro. Este serviço é pago de forma adicional por cada passageiro e por voo, de acordo com a tabela de preços da companhia aérea. Após a abertura do bilhete, os passageiros podem fazer mudanças de acordo com as regulações da companhia aérea e possíveis taxas. Há restrições em relação a quando tais mudanças são possíveis.

Atenção! Os passageiros que viajam com bagagem de porão e utilizam o serviço de check-in online ainda devem dirigir-se ao check-in padrão de bagagem no aeroporto.


Lembre-se!

  • Após o check-in online, as mudanças na passagem aérea não são mais possíveis (exceto para Ryanair, Wizz Air, easyJet).
  • Sempre mantenha o seu cartão de embarque consigo no aeroporto e no avião pronto de modo que esteja sempre pronto para mostrá-lo - impresso ou salvo no seu dispositivo móvel.
  • Cartões de embarque podem ser impressos na cor preta.
  • Cada cartão de embarque deve ser impresso em uma folha separada para que um lado do cartão permaneça sem impressão.
  • No aeroporto, os passageiros devem apresentar os mesmos documentos de identificação utilizados no check-in online.

*** ATENÇÃO PARA VOOS NACIONAIS: chegue duas (2) horas antes do voo.
PARA VOOS INTERNACIONAIS: chegue três (3) horas antes do voo.
Não corra o risco de perder seu voo!

Dicas e sugestões neste artigo e artigos relacionados são apenas para fins informativos e auxiliares, e não podem ser base para qualquer reclamação contra a eSky.pt.

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