Menu

Check-in online

Check-in online

O check-in online é o check-in feito na internet. Uma opção alternativa é fazer o check-in no aeroporto.

Atenção! No caso de passagens aéreas compradas com companhias aéreas como Ryanair, Wizz Air ou easyJet, vale a pena fazer o check-in online, porque o check-in no aeroporto pode estar associado a taxas adicionais.

O que é o check-in e por que deve ser feito?

Todo passageiro deve ter um cartão de embarque para embarcar no avião (a passagem aérea por si só não é suficiente para o embarque!). O cartão de embarque é gerado através do check-in. Há duas maneiras de fazer o check-in:

  • Online – ao utilizar o formulário online, deve inserir os dados requeridos e, depois que o cartão de embarque for gerado, deve imprimi-lo e levá-lo consigo para o aeroporto (veja os detalhes sobre o check-in online em seguida neste artigo),
  • No aeroporto – no balcão de check-in da companhia aérea ou no balcão de check-in self-service (máquina) – neste caso, o cartão de embarque é impresso pelo funcionário da companhia aérea ou pela máquina (veja mais informações sobre check-in no aeroporto no artigo).

Todo passageiro tem um cartão de embarque com dados definidos pela companhia aérea. Além do mais, os dados necessários podem variar de acordo com a rota, o que está relacionado à exigência de visto definida pelo país de chegada. Normalmente, durante o check-in deve fornecer o seu nome, além do tipo, número e série do documento de transporte (cartão de identificação, passaporte), bem como dados adicionais, como país e dados relativos à emissão e validade do documento. Isto é importante porque a conformidade dos dados no cartão de embarque e nos documentos é verificada durante o controlo de segurança.

Caso não haja conformidade dos dados mencionados, o passageiro não poderá atravessar o controlo de segurança. Além disso, durante o check-in, os assentos na aeronave são alocados – esta informação é incluída no cartão de embarque gerado.

É necessário fornecer dados durante o check-in? Sim, é necessário. Ao reservar uma passagem aérea, terá de fornecer nomes e sobrenomes dos passageiros, data de nascimento e informações de contacto. O cartão de embarque incui mais informações detalhadas. Isto é resultado das exigências de segurança aplicáveis.

Além disso, durante o intervalo de tempo entre a compra da passagem aérea e o voo, os dados necessários podem mudar (por exemplo, a validade do passaporte pode expirar e um novo documento ser emitido com série e número diferentes). É por isso que o check-in é feito logo antes da partida ou, no caso do check-in online, apenas poucos dias antes da partida.

Atenção! Todo passageiro deve ter o seu próprio cartão de embarque com os dados necessários e um documento de identificação para confirmar a sua compatibilidade com a situação atual.

Quando as companhias aéreas disponibilizam o check-in online?

O momento de abertura e encerramento do check-in online é determinado de maneira separada por cada companhia aérea. Por exemplo:

  • A easyJet disponibiliza o check-in online de 30 dias a 2 horas antes da partida do voo,
  • A Ryanair disponibiliza o check-in de 24 a 2 horas antes da partida (a partir de 60 dias antes da partida para reservas com assento),
  • A Wizz Air disponibiliza o check-in online de 30 dias (em caso de um assento ter sido reservado) ou de 48 horas (se um assento não tiver sido reservado) a até 3 horas antes da partida programada.

Outras companhias aéreas que oferecem a opção do check-in online:

  • Air Baltic - a partir de 5 dias antes da partida para o check-in pessoal no aeroporto.
  • Alitalia (apenas para a tarifa Light!) - a partir de 24 horas e até 2 horas antes da partida.
  • Ukraine International Airlines - a partir de 48 horas (exceto para voos de Amesterdão e para a rota Kiev - Bruxelas e voos charter - a partir de 24 horas, voos de Bruxelas, Genebra e Zurique - a partir de 18 horas antes da partida) até 1 hora antes da partida (exceto para voos de Tel Aviv e Zaporizhia - o check-in é fechado 3 horas antes da partida). O check-in online para a rota Kiev - Riga e Riga - Kiev não é gratuito, para outras rotas é gratuito. A partir de 1 de outubro de 2017, os passageiros de todos os voos da UIA, com exceção dos voos intercontinentais e voos de Klaipeda, são obrigados a pagar uma taxa adicional para realizar o check-in no aeroporto!
  • AirAsia (apenas para voos domésticos) - a partir de 14 dias até 4 horas antes da partida (para AirAsia X) ou até 1 hora antes da partida (AirAsia).
  • Spirit Airlines - a partir de 24 horas até 1 hora antes da partida.
  • Jet2.com - a partir de 28 dias até 5 horas antes da partida.
  • El Al. - a partir de 24 horas até 3 horas antes da partida.

Nos casos não mencionados acima, o check-in ocorre de forma padrão no aeroporto - após dirigir-se ao balcão de check-in (não mais tardar que 2 horas antes da partida), os passageiros recebem gratuitamente os cartões de embarque.

Como é o processo de check-in online na eSky?

Atenção! Se tem ou pretende reservar um bilhete da Ryanair, passe imediatamente para esta seção.

Quando os clientes da eSky podem fazer o check-in? No e-mail com o bilhete eletrónico, o passageiro receberá um link para o formulário de check-in. Desta forma, pode inserir todos os dados necessários para o check-in antes de que a companhia aérea abra o check-in online (normalmente de 2 a 4 dias antes da hora da partida do voo). Nossos atendentes concluirão este processo em nome do passageiro no momento em que for disponibilizado pela companhia aérea, ou todo o processo será realizado automaticamente. Atenção! Pode não ser possível preparar o check-in caso envie os seus dados depois de 48 horas antes da partida. Enviaremos os cartões de embarque para impressão para o endereço de e-mail indicado na reserva, não antes de 48 horas, porém não depois de 8 horas antes da hora programada de partida do voo.

Se a viagem tiver escalas, os cartões serão enviados em e-mails separados - entre 48 e 8 horas antes da partida de cada voo.

Atenção! O serviço de check-in online da eSky está disponível para voos operados por algumas companhias aéreas populares. O serviço pode ser adicionado ao carrinho de compras enquanto faz a reserva da sua passagem aérea.

Como fazer o check-in online para voos da Ryanair na eSky?

Se adquiriu o serviço de check-in online, ao reservar as suas passagens aéreas, o processo de check-in online da Ryanair não será diferente do descrito acima. Depois de fornecer os seus dados e iniciar o check-in através da companhia aérea, faremos isso no seu nome e enviaremos os cartões de embarque para o seu e-mail. Os cartões devem ser impressos antes de chegar ao aeroporto. Atenção! Neste caso, é possível receber informações acerca da sua reserva por e-mail diretamente da companhia aérea. No entanto, recomendamos seguir apenas as mensagens de check-in enviadas pela eSky.

Se não adquiriu o serviço de check-in online da eSky, deverá fazer o check-in diretamente com a companhia aérea. Para fazer isso, aceder ao site da companhia aérea, fazer o login com o endereço de e-mail fornecido no momento da reserva das passagens na eSky e preencher o formulário de check-in. Por favor, note que isso só será possível após a companhia aérea disponibilizar o check-in (no caso da Ryanair é possível de 24 horas a 2 horas antes da partida do voo)! Os cartões de embarque podem ser usados ​​de acordo com as instruções fornecidas no site da companhia aérea.

Observe que, neste caso, receberá todas as informações sobre a sua viagem, incluindo o check-in e as alterações de horário, apenas por parte da companhia aérea!

Quando receberá os seus cartões de embarque da eSky?

  • Wizz Air – o cartão de embarque será enviado por e-mail de 48 a 8 horas antes da partida do voo,
  • easyJet – o cartão de embarque será enviado por e-mail de 48 horas a 8 horas antes da partida do voo ou emitido no aeroporto (informaremos por e-mail),
  • Blue Air – o cartão de embarque será enviado por e-mail de 48 a 8 horas antes da partida do voo,
  • Ryanair - apenas com serviço adicional Check-in online na eSky: o cartão de embarque será enviado por e-mail de 24 a 8 horas antes da partida do voo.

Lembre-se de que os cartões de embarqueserão enviados se fornecer todos os dados de check-in online exigidos pelas companhias aéreas!

Tenho que imprimir o meu cartão de embarque?

Sim, devido às exigências da companhia aérea, o cartão de embarque gerado deve ser impresso. O cartão pode ser impresso imediatamente após o recebimento do e-mail ou pode ser salvo numa memória portátil (pen drive, smartphone, disco portátil, etc.) para impressão posterior, mas necessariamente antes da abordagem no check-in e no controlo de passaporte ou segurança no aeroporto! O cartão impresso deve ser levado consigo para o aeroporto junto com o documento de identificação utilizado para o check-in. A ausência dos mesmos pode resultar na necessidade de pagamento de uma multa alta e, em casos extremos, até a recusa do embarque no avião.

Não posso efetuar o check-in. O que fazer?

  • Verifique se há uma nova previsão de voo e se um novo link para o check-in foi enviado para o seu endereço de e-mail.
  • Se a reserva concerne a um grande grupo, não deve fazer o check-in de vários passageiros ao mesmo tempo. Se há muitos passageiros, ao inserir os dados dos documentos, a duração da sessão pode encerrar. Está relacionado à segurança dos seus dados.

Mudanças após o check-in

Após o check-in online, a Ryanair, a Wizz Air e a easyJet permitem a mudança de dados do voo ou do nome do passageiro. Este serviço é pago de forma adicional por cada passageiro e por voo, de acordo com a tabela de preços da companhia aérea. Após a abertura do bilhete, os passageiros podem fazer mudanças de acordo com as regulações da companhia aérea e possíveis taxas. Há restrições em relação a quando tais mudanças são possíveis.

Atenção! Os passageiros que viajam com bagagem de porão e utilizam o serviço de check-in online ainda devem dirigir-se ao check-in padrão de bagagem no aeroporto.


Lembre-se!

  • Após o check-in online, as mudanças na passagem aérea não são mais possíveis (exceto para Ryanair, Wizz Air, easyJet).
  • No aeroporto, os passageiros devem apresentar os seus cartões de embarque impressos.
  • Cartões de embarque podem ser impressos na cor preta.
  • Cada cartão de embarque deve ser impresso em uma folha separada para que um lado do cartão permaneça sem impressão.
  • No aeroporto, os passageiros devem apresentar os mesmos documentos de identificação utilizados no check-in online.

*** ATENÇÃO PARA VOOS NACIONAIS: chegue duas (2) horas antes do voo.
PARA VOOS INTERNACIONAIS: chegue três (3) horas antes do voo.
Não corra o risco de perder seu voo!

Dicas e sugestões neste artigo e artigos relacionados são apenas para fins informativos e auxiliares, e não podem ser base para qualquer reclamação contra a eSky.pt.

Este artigo contém a informação que procurava? Sim | Não
Na minha opinião este artigo:
Obrigado pela sua opinião!